quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
Yule / Solstício de Inverno
Um dos Sabbats Menores, Yule é comemorado em ou em torno de 21 de dezembro, em observância do renascimento do Deus Sol, nascido da Deusa. Não é por acaso que Yule cai no Solstício de Inverno, a noite mais longa do ano. Após o Solstício, o dia cresce mais e o sol permanece à vista por um longo período de tempo diário até o Solstício de Verão, em junho, significando o crescimento do Deus Sol depois de Seu renascimento. Na tradição pagã, o Sol representa a divindade masculina que a Deusa tinha dado à luz na aurora do tempo. Todos os anos, Ele renasce da Deusa para ajudar a humanidade com a colheita e nossa saúde.
No mito, é em Yule que outro evento significativo transparece: o Rei do Carvalho luta com o rei do Azevinho. No Solstício de Inverno, o Rei do Carvalho sai vitorioso, conforme a Roda do Ano gira a seu favor, enquanto no Solstício de Verão, o Rei do Azevinho ganha a batalha épica, e as estações de trabalho em seu favor. Esta batalha ainda é promulgada hoje, em certas partes da Europa e Ásia. Em Yule também foi estabelecido como data de nascimento de Mitra, a descendência divina do rei Sol.
Além do exposto, existem muitas tradições realizado em Yule, decorrentes de um ritual pagão antigo. Algumas delas incluem a árvore de Yule para representar o Falo e a fertilidade, assim como carregando uma tora em uma fogueira e, cuidadosamente, colocando o seu fim no fogo, e avançando até que esteja completamente queimado. Este Ritual é dito para proteger a casa do fogo e relâmpagos, bem como para ajudar o Rei Sol na sua jornada anual.
Originalmente, Yule era celebrado pela sociedade escandinava e alemã. Pagan num período de tempo, por volta do século 4. Muitas das tradições e crenças de Yule foram surpreendidas pela Igreja cristã, como eles viam o sistema de crenças pagãs como um inimigo, e em oposição direta ao cristianismo.
Nos textos originais, que havia sido documentado que Jesus Cristo nasceu no dia 14 de maio em 6 aC Cerca de trezentos anos depois de sua crucificação, a Igreja começou a crescer significativamente, e para aumentar o seu crescimento, foi necessário para neutralizar alguns dos pontos de vista opostos, incluindo o paganismo. Em torno deste tempo, a Igreja restabeleceu o aniversário de Cristo como o 25 de dezembro, para neutralizar a celebração do nascimento de Mitra com o de Cristo, e se sobrepõem a 12 dias de Yule com o Natal. Além disso, muitas das tradições da Yule foram absorvidos pela Igreja, como a construção da Árvore de Yule. Esta informação não se destina a desviar os indivíduos das crenças do cristianismo, mas sim para informar quantas dessas tradições foram inicialmente realizadas em Yule, e agora são realizadas durante o Natal.
Na Wicca, hoje, o Grande Caçador Cornudo é visto como a renovação do Sol no Solstício, em vez de o Rei Sol Há muitas maneiras diferentes pelas devemos a esta celebração, com muitas delas sendo muito parecido com os rites antigos dos povos pagãos germânicos.
(J. Roslyn Antle, Sacerdotisa
A Coven 7Witches)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário