sábado, 14 de janeiro de 2012

Imbolc - 2 de fevereiro


O Inverno luta bravamente para segurar a terra. As neves frescas de Janeiro se voltaram para as tempestades de granizo, e para a Terra, e o céu está cinza, cor de chumbo, pesado e com muito frio. Mas aqui e ali, espalhadas como jóias na grama encharcada e o jardim congelado, os primeiros delicados narcisos em direção ao Sol, pálido crescente. E algo em nós desperta também, como pulsos de vida invisível sob o solo ainda adormecido .
Isso é Imbolc, também conhecido como Imbolg, Candelária, o Festival de Brighid (Breed pronunciado), é a Festa das Luzes. O Imbolc palavra significa "na barriga", ou no ventre da Mãe Terra, assim como "no leite", que refere-se a entrada do leite das ovelhas para os cordeiros na primeira temporada.
Este Sabbat marca o retorno da primavera, mesmo quando o inverno continua em seu reinado. Nos tempos antigos, as pessoas honravam a Deusa Brigid em seu aspecto como a noiva da espera do jovem Deus. A tradição moderna, neste Sabbat é "Dia da Marmota" com base em uma rima antiga britânica que diz: "Se o Dia de Candlemas for brilhante e claro, haverá dois invernos no ano."
Imbolc é um tempo de limpeza e purificação, para que as coisas passadas e desgastadas do ano passando vá embora, em preparação para o dia quente de primavera em frente e para abrir espaço em nossas vidas para recompensa do novo na Terra. Ritos de iniciação e consagração de altares e ferramentas são muitas vezes levados a este Sabbat.
Coroas de vela ou rodas são tradicionais, como o Sol é visto como uma chama de vela em Imbolc, em comparação com a fogueira do Solstício de Verão. Bonecas de grãos são representativos da Deusa, e os poços profundos são o domínio da Deusa neste dia. Lavanda, prata, branco e vermelho são as cores tradicionais; cristais de ametista e quartzo são simbólicos também.
Os costumes de Imbolc incluem ritual "limpeza de primavera" da casa, para banir os últimos vestígios de inverno e apressar o dia em crescimento. Use lavanda e alecrim em uma panela de água fervendo para lavar pisos e paredes; vinagre e artemísia para vidros e espelhos. Queime sálvia para limpar as energias psíquicas, e servir de proteção e encantos para prosperidade.
Purificar o seu corpo com um banho ritual perfumado com lavanda, meditar para limpar sua mente e coração de qualquer pensamento ou emoções que não lhe servem mais.
Escreva algo para Deusa, uma poesia, ou faça uma pintura, uma colagem, ou qualquer outro artesanato para simbolizar a germinação da vida e idéias.
Pouco antes do por do sol, desligar todas as luzes da casa. Com uma única vela branca, represente a chama de Brighid, bata três vezes na porta da frente e convide a Deusa para entrar, pedindo que ela conceda saúde, sucesso, abundância, e amor para todos na casa. Então, lentamente comece acendendo as luzes, movendo-se de sala em sala, até que todas as luzes da casa estejam acesas.

(Michelle Morgan "Simple Wicca")

Nenhum comentário:

Postar um comentário