sábado, 30 de julho de 2011
Lughnassadh - Lammas (Por StormWing)
Lughnassadh ou Lammas, é um dos principais Sabás Wiccan e é normalmente comemorado no dia 01 de agosto. O festival celta em honra do Deus Sol Lugh é tradicionalmente realizado em 07 agosto. Alguns Pagãos comemoram este feriado na primeira Lua Cheia, em Leão. Este Sabbat também é conhecido com outros nomes, o Festival da Colheita Primeiro, o Sabbat das Primícias, Lammastide, Home Harvest, Ceresalia (antiga festa romana em honra da deusa dos grãos Ceres), Festa dos Pães, Sabbat das Primícias, Festival do Milho Verde (nativo americano), Festa de Cardenas, Cornucopia (Strega), Thingtide e Elembiuos. E variantes de grafia, como Lughnasadh, Lughnasad, Lughnassad, Lughnasa ou Lúnasa. O nome mais comumente usado para este Sabbat é Lammas, anglo-saxão, a palavra significa "pão de massa".
O Sabbat Lughnassadh é um momento para celebrar a primeira das três celebrações da colheita na Arte. Ele marca o meio do Verão, representa o início do ciclo da colheita e baseia-se no início da cultura de maturação de grãos, e de também todas as frutas e legumes que estão prontos para serem colhidos. Portanto, é muito associado com o pão, como grão é uma das primeiras culturas a serem colhidas. Dê graças e honra a todos os Deuses e Deusas da colheita, bem como aqueles que representam a Morte e Ressurreição.
Este é um momento em que o Deus misteriosamente começa a enfraquecer como o Sol, cada dia nasce mais curto e as noites se tornam mais longas. A Deusa está triste, pois percebe que o Deus está morrendo, e ainda vive dentro dela como seu filho. É na tradição celta que a Deusa, como a Rainha da Abundância, é honrada como a mãe que deu à luz a generosidade, e o Deus é homenageado como o Deus da Prosperidade.
Símbolos para representar o Sabbat de Lammas incluem milho, todos os grãos, espigade milho, rodas de sol, pães especiais de ervas, trigo. Decorações do altar podem incluir bonecas de milho para simbolizar a Deusa Mãe da colheita. Outras decorações apropriadas incluem flores e grãos do verão. Você também pode ter um pão de trigo integral sobre o altar.
Divindades associadas a Lughnassadh são as dos grãos e da Agricultura, divindades como: Deuses solares e Deusas Mãe. Ênfase particular em Lugh, Deméter, Ceres, a Mãe de milho.
É considerado um momento de Ação de Graças e o primeiro dos três festivais da colheita Pagã, quando as plantas da primavera murcham e deixam cair seus frutos ou sementes para o nosso uso, bem como para asseguram colheitas futuras. Além disso, os primeiros grãos e frutas da terra são colhidos e armazenados para os meses de inverno.
Atividades apropriadas para esta época do ano são: fazer o pão, tecelagem, como confeccionar bonecas de milho, ou outros símbolos de Deus e Deusa. Velas de areia podem ser feitas para honrar a Deusa e o Deus do mar.. A boneca de milho pode ser usada tanto como um amuleto de fertilidade e como uma peça central no altar.
Você pode criar uma Roda Solar ou a Roda de milho usando um arame, papelão e vários milhos. Recorte um círculo de papelão para colar as pontas do milho. Você pode também criar a sua Roda de Milho como um pentagrama com cinco pontas, ou uma Roda Solar com oito pontas para representar um ouvido para cada Sabbat.
É costume consumir pão ou algo da Primeira Colheita durante o Ritual Lughnassadh. Alguns Pagãos simbolicamente jogam pedaços de pão no fogo durante o ritual Lammas.
A celebração de Lammas é uma pausa para relaxar e abrir-se para a mudança da estação para que você possa ser um, com sua energia e realizar o que se destina. Visitas aos campos, pomares, lagos e poços também são tradicionais.
Feitiço para o trabalho, para a abundância, prosperidade e boa sorte agora são especialmente apropriados, bem como feitiços para carreira, saúde e ganhos financeiros.
Cores apropriadas para Lughnassadh são vermelho, laranja, dourado e amarelo. Também verde, citrino e cinza. As velas podem ser de ouro amarelo, laranja, verde ou marrom claro. Pedras para usar durante Lammas incluem diamantes amarelos, aventurina, sardônica, peridoto e citrino. Animais associados são galos e bezerros. Criaturas místicas incluem, fênix, lagartos, centauros e caveiras. Plantas associadas com Lammas são milho, arroz, trigo, centeio e ginseng. Ervas tradicionais do Sabbat Lammas incluem flores de acácia, aloés milho, ciclâmen, feno-grego, olíbano, urze, malva-rosa, murta, folhas do carvalho, girassol e trigo. Incenso para o Ritual do Sabá Lughnassadh pode incluir aloés, rosa, rosa mosqueta, alecrim, camomila, maracujá, incenso e sândalo.
Tradicionais comidas para o Festival Lughnassadh incluem pães caseiros (trigo, aveia e, especialmente, pão de milho), milho, batata, tortas baga, bolos de cevada, nozes, frutos silvestres, maçãs, arroz, cordeiro assado, bolotas, maçãs caranguejo, abobrinha, nabo , aveia, todos os grãos e todos os alimentos Primeira Colheita. Bebidas tradicionais são o vinho de sabugueiro e chá de ulmeira.
É também adequado para plantar as sementes da fruta consumida no ritual. Se as sementes germinarem significará a sua conexão com o Divino. Um bolo é, por vezes, cozido, e a cidra é usada no lugar do vinho.
Cada refeição é um ato de sintonia com a natureza, e somos lembrados de que nada no Universo é constante.
Que o Senhor e Senhora abençoe a todos vocês com muito amor, e que tenham uma colheita farta!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário