domingo, 11 de março de 2012

Dragões Na Alquimia



Na alquimia, o dragão foi considerado ser de metal, matéria do corpo físico. Muitas vezes mencionado em conjunto com o dragão era a irmã do dragão: o espírito, o mercúrio metálico e a alma. Na antiga Alquimia usaram a imagem de um dragão ou serpente alada como um de seus muitos símbolos secretos. Um símbolo comum de trabalho alquímico espiritual era o dragão ou a serpente segurando a cauda em sua boca um círculo sem fim, uma eternidade. Junto a este círculo dragão foi escrito o lema grego "en para se deslocar" ou "tudo é um." A Pedra Filosofal fábula de alquimia também foi considerado. Esta pedra estava intimamente ligado em escritos antigos com a Grande Obra da alquimia, a grande obra significa simplesmente a humanidade tornar-se Deus ou a fusão das Forças Supremas criativas, completando assim o ciclo de crescimento humano, retornando à Fonte.


Jung escreveu que os alquimistas consideravam o dragão alado como feminino, os dragões sem asas como masculino. Jung considerou também água em sonhos e análise de como o espírito inconsciente ou o dragão de água do Tao. Este dragão de água do Tao simbolizava o yang, um crescimento equilibrado em espírito. No simbolismo taoísta chinês o dragão foi visto como "o Caminho"o portador de mudanças eternas. Muitas vezes era retratado como guardião da Pérola Flamejante ou perfeição espiritual. Joseph Campbell também fala do dragão alado ou serpente como sendo o saldo entre a Terra e Espírito. Para os chineses o dragão era um símbolo potente da sorte e do poder. Amuletos de prata de dragão foram usados ​​para ajudar a ganhar estas qualidades.

("Dancing with Dragons"
D. J. Conway)

2 comentários:

  1. Interessante seu post. Sonhei com um pequeno dragão de cristal. Venho buscando o significado, mas ainda não encontrei. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Interessante seu post. Sonhei com um pequeno dragão de cristal. Venho buscando o significado, mas ainda não encontrei. Abraço.

    ResponderExcluir