sexta-feira, 26 de novembro de 2010
A arvore de Yule
Hoje Nami cismou de armar a nossa pequena árvore de Yule. Mas ainda não tinha marcado a data para o ritual em que monto a árvore.
Bom, depois de muita insistência, fui vencida e a deixei montar. Marcarei para breve me reunir com minhas filhas e alguns poucos amigos para consagrá-la e colocar os enfeites mágicos, mais a cartinha de cada um com seus respectivos pedidos.
Abaixo deixo um texto de Selena Fox, onde ela nos dá alguams dicas de como deixarmos a nossa Árvore de Yule.
E você? Como monta a sua?
Os druidas celtas veneravam árvores perenes, como manifestações da divindade e como símbolos do universo. Para os celtas, as árvores eram sagrados porque elas não morrem de um ano para o outro. Portanto, elas representavam o aspecto eterno da Deusa, que também nunca morre. Sua vegetação foi o símbolo de esperança para o regresso do sol.
Os druidas decoravam as árvores verdes em Yule com todas as imagens das coisas que queria trazer. Frutas para uma colheita bem sucedida, o amor, encantos da felicidade, nozes para a fertilidade, e moedas de riqueza. As velas foram as precursoras das luzes das árvores de hoje.
Na Escandinávia, as árvores de Natal foram colocadas para dentro afim de proporcionar um lugar acolhedor e festivo para os elementais da árvore que habitavam a floresta. Esta foi também uma boa maneira de convencer o povo nativo do país das fadas para participar nos rituais do solstício. Alguns acreditavam que os saxões foram os primeiros a colocar as velas na árvore.
Gradualmente, as imagens da árvore sagrada foi absorvida e minimizado pela igreja cristã - mas nunca foi capaz de destruir de dentro do nosso inconsciente coletivo completamente. Percebemos quando plantamos uma árvore estamos incentivando a Terra em respirar. E quando nós decoramos nossas árvores verdes em Yule, estamos fazendo um símbolo de nosso mundo de sonho com os objetos que penduramos nela. Talvez uma corrente ou grinalda, o que reflete a ligação de todos juntos na Terra. Luzes - para a luz da consciência humana, figuras de animais que servem como nossos totens, frutas e cores que nutrem e dão beleza ao nosso mundo, ouro e prata para a prosperidade. As árvores que decoramos agora com símbolos de nossos mundos perfeitos realmente animam o que estimamos e o que nós esperamos para o próximo ano, a partir desta noite, a luz retorna, renascida.
Decoração da Árvore
É melhor usar uma árvore viva, mas se você não pode, você pode realizar um ritual ao ar livre agradecendo a uma árvore, certificando-se de deixá-la um presente quando você estiver terminado (ou algumas ervas ou alimento para os animais e aves).
Se você mora em apartamento ou outras condições que impede de usar uma árvore viva dentro de casa, não se esqueça de trazer guirlandas feitas de flores e galhos verdes ou coroas.
* Decore pinhas com cola e glitter, como símbolos das fadas e coloque na árvore de Yule.
* Cole bolas e prenda com uma fita vermelha, para pendurar na árvore de Yule.
* pendure sinos sobre a árvore de Yule para chamar os espíritos e fadas.
* lua, estrelas, enfeites, azevinho, fadas, ou frutas.
* Coloque luzes elétricas em sua árvore para incentivar o retorno do sol.
Consagração da Árvore
Consagre a árvore de Yule por aspersão com água salgada, passando a fumaça do incenso (loureiro, pinheiro, pinho, especiarias, cedro ou canela) através dos ramos, e caminhando ao redor da árvore com uma vela acesa dizendo:
Pelo fogo e pela água, ar e terra,
Eu consagro esta árvore do renascimento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário