quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A História de Jack-O-Lantern Por Tyrsdaughter Tammarigan



Era uma vez, numa terra muito, muito distante, um homem chamado Jack.
Jack era um homem bonito, grande e forte, igual nas proezas e em batalhas. Ele tinha muitos amigos, e muitas jovens presas a ele.
Aconteceu uma vez, quando Jack estava no meio de uma batalha, derrotando baixo os inimigos de sua tribo, que de repente ele teve uma visão maravilhosa. Uma mulher bonita, além de seus sonhos, de olhos e cabelos escuros, e com a pele pálida como neve virgem, andando num carro em chamas,com uma lança na mão, e um corvo em cada ombro.
Quando o carro se aproximou, a mulher falou com Jack.
"Venha comigo", disse ela, "porque eu te amo, e te quero para sempre."
Mas Jack estava com medo, pois ele reconheceu a mulher . "Eu não quero ir contigo", ele respondeu em uma voz trêmula: "Eu sei de Ti - Tu és o Morrighan, aquela que escolhe os mortos, e eu não estou pronto para morrer."
Os brilhantes olhos da Deusa despertaram com orgulho e raiva, e Ela em sua carruagem foi embora da visão de Jack.
Mas como ele estava ali, congelados no temor, um guerreiro inimigo golpeou-lhe um golpe grande de espada do outro lado da face. Jack não morreu de seu ferimento, mas seu rosto estava sempre em ruínas, e as moças que que estavam sempre com ele, agora fugiam dele com medo. E assim Jack não se casou.
O tempo passou. Jack aprendeu a arte de um harpista, e se tornou conhecido em todo o país por sua belas melodias, pois, embora ele não pudesse cantar, suas mãos eram hábeis e suave sobre as cordas, e suas músicas ritmadas trouxe alegria e tristeza ao coração.
Aconteceu uma vez, que quando Jack estava viajando, ele parou em um hotel, numa encruzilhada. Ele foi servido de um jantar por uma mulher de meia-idade bonita. Estava escuro, mas ele via seus olhos e cabelos trançados em uma coroa em torno de seu rosto pálido.
Quando Jack entrou em sua carroça, e estava pronto para viajar, esta mesma mulher, vestindo um casaco escuro, saiu da sombra de uma árvore mais próxima.
"Não viaje mais, Jack", disse ela com uma voz rouca, "Venha comigo em vez disso, porque eu te amo, e eu te quero comigo para sempre."
Mas Jack estava com medo, pois ele reconheceu a mulher. "Eu não quero ir contigo", ele respondeu em uma voz trêmula: "Eu sei de Ti -. Tu és Morrighan, a rainha Fantom, e eu não estou pronto para morrer"
Dos olhos brilhantes da Deusa despertaram orgulho e raiva, e ela se virou, seu manto escuro queimou em torno dela, e Ela desapareceu na sombra.
Jack continuou, mas ao longo da estrada seus cavalos se assustaram e correram como selvagens, sua carroça virou, e ele foi gravemente ferido quando ele caiu e foi apanhado sob a roda. Ele não morreu, mas ele perdeu o braço, e não poderia mais tocar sua harpa.
O tempo passou. Embora Jack nunca mais fosse um guerreiro ou um harpista, sua família, seus parentes, cuidaram gentilmente dele. Mas todo mundo envelheceu, seus irmãos ficaram velhos, e suas irmãs também ficaram velhas, e a geração mais jovem não se importava mais com ele, assim como seus próprios irmãos.
Aconteceu uma vez, que, logo após a morte de seu irmão, Jack estava atravessando um pequeno rio. Era outono, e ele parou num banco para tirar os sapatos e as meias antes de vadear na água quase congelada. Então, quando ele olhou para cima novamente, ele notou algo estranho. Onde o banco estava, ainda estava vermelho e dourado com folhas de outono, a outra margem era coberta com um branco grosso de neve, como se estivesse lá por semanas. Em meio a neve, por trás das formas escura, árvores retorcidas, ele viu uma aldeia, meio escondida na névoa. A luz quente e dourada brilhou das janelas das casas, que pareciam familiar e acolhedoras a ele. Na frente de uma das casas ele pensou ter visto seu irmão morto e desaparecer na escuridão. Ele também notou uma mulher velha, do outro lado, agachada na água, e coberta por panos escuros, trapos disformes. Ela parecia estar lavando alguma coisa no rio, e seus braços estavam vermelhos até os cotovelos, e onde ela tocou a água, o rio corria vermelho como sangue. Para seu horror, Jack percebeu que que ela estava lavando parecia muito com a sua melhor túnica bordada por ele próprio, a mesma que usou para o funeral de seu irmão. A velha olhou para cima, e seu rosto estava branco como a neve e profundamente alinhado, com tufos de cabelo cinza enquadrando-a como um halo, e com seus olhos negros e profundos que pareciam como os poços da noite.
"Atravesse o rio, e vinde a mim, Jack", disse ela em uma voz áspera e rouca, "porque eu te amo, e quero tê-lo comigo para sempre."
Mas Jack estava com medo, pois ele reconheceu a mulher. "Eu não quero ir contigo", ele respondeu em uma voz trêmula: "Eu sei de Ti -. Tu és Morrigan, a Bruxa, e eu não estou pronto para morrer"
De repente, onde antes havia uma mulher velha, A Grande Rainha ficou em toda a Sua majestade no outro mundo, os panos escuros magicamente transformaram-se em asas escuras de um corvo.
"Tu és um idiota, Jack!" Ela se enfureceu, e tranças negras voaram descontroladamente em torno de Sua face, e seus olhos em chamas como estrelas à meia-noite. O "tempo te veio três vezes, e três vezes eu ofereci-te, meu amor, pois eu havia me escolhido como tua esposa, tu fostes escolhido como meu marido. Tu podia ter sido um jovem guerreiro ao meu lado. Tu podia ter tecido canções de esplendor na minha festa. Tu poderia ter vivido comigo em paz e com a tua família junto de ti. E três vezes você me rejeitou por medo. Agora eu rejeito-te. Nunca mais me apresentarei a ti. Nunca mais poderei chamar-te. Mas uma maldição tu terás. Vais viver durante o tempo que esta vela queimar. "
Ela chegou a atravessar o rio - parecia fácil agora, pois ela era mais do que humana - e colocou uma vela no chão aos pés de Jack. Então ela se foi, pela neve e neblina, até a aldeia desaparecer com ela, deixando apenas uma floresta de outono atrás.
No início, Jack ficou apavorado. A vela era pequena - certamente iria queimar e ela morreria em poucos minutos, e Jack junto com ela. Mas, como minutos se passaram, ele sentiu um grande alívio, pois nem uma gota de cera rolou para o lado da vela, não parecem estar queimando tudo.
Cuidadosamente guardando a chama da vela, Jack voltou para casa.
O tempo passou. Ano após ano, rolando em ciclos sem fim. Todo mundo a quem Jack tinha conhecido quando era jovem, faleceu. Não sobrou ninguém sequer que sabia quem ele era, e em sua pequena aldeia ele era apenas tratado como um velho louco, um fardo para todos, que não servia pra nada e para ninguém, pois enquanto ele viveu, ele também ficou mais velho e mais velho, e cada vez mais fraco, e até mesmo a sua mente começou a envelhecer. Depois de um tempo muito longo, tudo o que sabia era que ele tinha que manter sua vela acesa, para que não morresse.
Sua casa caiu em ruínas, seu campo foi destruído, e tudo o que iria crescer. Alguns nabos, seus vizinhos plantaram para ele, por bondade. Uma noite, um raio atingiu sua casa, e ela queimou. Jack então pegou um dos nabos do seu terreno, o esculpiu em uma lanterna, e colocou a vela lá, para que ele ficasse protegido da chuva.
Ele deixou sua aldeia e perambulou com sua lanterna, à procura de seus amigos e familiares, por muito tempo. Seu corpo foi ficando mais velho e mais velho, até a sua carne desaparecer, deixando apenas um espírito sem substância física. Ele quase nem percebeu, pois mesmo como um espírito não conseguia passar para o outro mundo. Jack e sua lanterna, um fantasma triste e solitário, para sempre amaldiçoado em seu destino por seu medo.
E é por isso que as lanternas de nabo - agora lanternas de abóbora - são chamadas de Jack-o-lanternas, e é por isso que é a luz em Samhain - lembrar Jack e seu grande medo, e para iluminar o caminho para todas as almas perdidas que se perguntam na escuridão, procurando a passagem para o Outro Mundo.

Um comentário:

  1. Olá, não conhecia essa historia. Gostei muito! Costumamos fazer o Jack O'Lantern em casa no dia das bruxa, pois em meu condominio as crianças vem bater à porta. Só que eu celebro pela roda do sul (Beltane), mas assim mesmo deixo doces e balas em casa.
    bjs

    ResponderExcluir