domingo, 21 de agosto de 2011
Como Realizar um Ritual Mabon - Colheita da Maçã
Mabon, o Equinócio de Outono é celebrado de diversas maneiras ao redor do mundo. É um dia de equilíbrio, com tempo igual de escuridão e luz, mas logo, o inverno vai chegar. Em algumas tradições wiccanas, ele marca o momento em que o Rei Sol desce ao submundo, do qual ele irá renascer em Yule.
Em muitos panteões, a maçã é um símbolo do Divino. Macieiras são representativos de sabedoria e orientação. Este ritual da maçã irá permitir-lhe tempo para agradecer aos deuses por sua generosidade e as bênçãos, e desfrutar a magia da terra antes dos ventos do inverno.
Decore seu altar com símbolos da estação - uma cesta de cabaças ou abóboras pequenas, as folhas que caem, bolotas, videiras, uvas ou amoras. Você também vai precisar de duas velas laranjas para simbolizar a colheita, um copo de cidra ou vinho, e uma maçã.
Se a sua tradição exige que você lance o círculo, faça agora.
Acenda as velas da colheita. Virada para o altar e segure a maçã em ambas as mãos. Se você puder faça este rito na parte de fora da casa, eleve a maçã ao céu, e sinta a sabedoria e a energia dos deuses próximos a você.
Diga:
"A maçã é sagrada, um símbolo dos deuses, e detém o conhecimento dos antigos.
Hoje à noite eu peço aos deuses para me abençoar com a sua sabedoria."
Corte a maçã ao meio, de forma que mostre o pentagrama. Coloque as duas metades no centro do seu altar.
Diga:
"Cinco pontos em uma estrela, escondidos aqui dentro. Uma é a terra, a outra o ar, uma o fogo, a outra é a água, e por último o espírito."
Vire-se para o norte, com os braços levantados para o céu, e diga:
" O mundo passa da luz para as trevas, e os campos do ouro da terra trazem a promessa de comida e alimentação durante todo o inverno."
Vá para o leste, e diga:
" Eu estou no limiar da escuridão, e sei que as brisas do verão darão lugar ao frio do outono. Que nos traga as cores nas árvores."
Vá para o Sul e diga:
"Apelo aos Sábios, que os Deuses Antigos. Enquanto o sol se afasta, e desaparece o fogo, sendo substituído com o frio da noite."
Virada para o Oeste, diga:
"Vou refletir sobre a orientação dos Deuses, e deixar a chuva fria de outono me lavar, limpar meu coração e minha alma."
Levante a taça de vinho ou cidra para o céu, e brinde com os Deuses, diga::
" O Deus selvagem retorna nesta noite para a barriga da Mãe, A Deusa Mãe esta noite se torna a anciã.
Como a Roda do Ano gira, a terra morre um pouco a cada dia, eu estou disposta a seguir os Antigos Deuses pela escuridão, onde eles irão tomar conta de mim, me proteger, e me manter segura."
Beba do vinho ou cidra, pense sobre o poder e a energia do Divino, em qualquer aspecto que você escolher honrar.
Apague uma das velas, e diga:
"O Deus selvagem foi descansar no submundo, eu olho para a escuridão de renovação e renascimento."
Apague as outras velas e diga:
" A Deusa Mãe entrou em sua fase mais poderosa, Ela é a Anciã, a Sábia, e eu peço sua benção."
Fique na escuridão por um momento, reflita sobre todas as mudanças que estão por vir, e as coisas já estão. Sinta a energia dos Deuses como você se conecta com eles, e entenda que, apesar do inverno estar chegando, a luz voltará novamente.
Quando estiver pronto, acabe com o ritual.
DICAS:
1, Deixe as maçãs em seu altar durante a noite, e na manhã seguinte, coloque-as em seu jardim como oferenda para a Terra.
2. Sinta-se livre para substituir o Deus selvagem e a Deusa-Mãe com os nomes das divindades de sua própria tradição.
Mabon (por Storm Wing)
Mabon ou Equinócio de Outono é um dos Sabbats Menores Wiccan e normalmente é comemorado no dia 23 de setembro, embora possa ocorrer antes, dia 20, dependendo do
tempo do evento real Astrological (verificar o calendário). O Equinócio de Outono, como o Equinócio da Primavera divide o dia e a noite também. Contudo durante o Outono, (em oposição a Primavera, quando ocorre o oposto) começamos a ver que o declínio do Sol é mais evidente agora que os dias continuam a crescer
Os nomes podem variar para este Sabbat, que incluem o Outono, o Equinócio do Outono, Festival da Segunda Colheita, Festival de Dionísio, Colheita do Vinho, Cornucópia, Festa de Avalon, Equinozio di Autunno (Strega), e Alban Elfed (Caledonii, ou Druidic - que celebra o Senhor dos Mistérios). O nome Teutonic para este período é Finding Inverno, que se estende do Equinox até a noite de inverno, em 15 de outubro. Noite de inverno é o Ano Novo nórdico.
O simbolismo deste Sabbat é a da Segunda Colheita, os Mistérios são de igualdade e equilíbrio - quando o dia e a noite são iguais.
Símbolos para representar o Sabbat Mabon são coisas tais como uvas, vinho, vinhas, guirlanda, cabaças, pinhas, bolotas, trigo, folhas secas, chocalhos, milho, rodas de sol, e os chifres da abundância.
Decorações do altar altar podem incluir: Folhas, bolotas, pinhas, uma romã para simbolizar a descida de Perséfone ao submundo, e uma pequena estátua ou figura para representar a Deusa Tríplice.
Divindades associadas a Mabon incluem todas as Deidades do vinho - especialmente
Dionísio e Baco, e Deidades anciãs. Pode também, associar a Deusa no Seu aspecto de Mãe (Deméter é um bom exemplo), Perséfone (Rainha do Mundo Subterrâneo e filha de Deméter) e Thor (Senhor do Trovão da mitologia nórdica). Algumas Deusas do Equinócio de Outono: Modron, Morgan, Mulher Cobra, Epona, Pamona, e as Musas. Alguns Deuses além daqueles já mencionados são Mabon, Thoth, Hermes, e Hotei.
Neste momento na Roda do Ano, duas lendas mitológicas apropriadas são de que Mabon e Modron, e a história de Perséfone Deméter e Hades.O Sabbat é para Mabon, o Deus galês que simbolizava o sexo masculino.
A história universal de Mabon e sua mãe, Modron tem sido passado para nós através da tradição oral. Mabon, significa, Filho Grande da Grande Mãe, é o Filho Jovem, Juventude Divina, ou Filho da Luz. Assim como o equinócio de Setembro marca um momento significativo de mudança, também, o nascimento de Mabon. Modron, sua mãe, é a Grande Deusa Guardião do outro mundo, protetora, e Deusa da cura. Ela é a própria Terra.
No momento do Equinócio de Outono, a força do Sol diminui, até o Solstício de Inverno, em dezembro, quando o Sol se torna mais forte, e os dias mais uma vez se tornam mais longos que as noites. Mabon também desaparece no momento do nascimento (algumas lendas dizem que ele foi roubado de Modron com a idade de três anos). Modron chora de tristeza, e embora seu paradeiro seja um mistério, Mabon é eventualmente lembrado com a sabedoria e memória dos mais antigos dos animais vivos - o melro, o veado, a coruja, a águia, e o Salmon (em outras lendas, Arthur, o próprio rei foi salvador de Mabon).
Mabon foi muito feliz, morando magicamente com Modron no outro mundo - o Utero de Modron. É um lugar encantado e carinhoso, mas também cheio de desafios. Somente em um lugar tão poderoso de forças renováveis podem ser Mabon.
A luz de Mabon tem sido atraída para a Terra, reunindo força e sabedoria suficiente para se tornar uma nova Semente.
De acordo com um mito grego, o Outono começa quando Perséfone retorna ao
Submundo para viver com o marido, Hades. Este é o conto ...
Filha de Deméter, conhecida como Kore, neste momento, estava fora colhendo flores em um prado quando a Terra se abriu, e o deus Hades arrastou a menina para o Reino do submundo, para ser sua esposa. Kore mudou seu nome para Perséfone, quando
Ela se tornou a esposa de Hades. Durante nove dias Demeter olhou por toda a parte, procurando por Kore, sem sucesso. Em desespero, ela finalmente consultou o deus Sol Helios, que disse-lhe que seu irmão Zeus tinha dado a menina para Hades. Furiosa ao ouvir a notícia, Deméter deixou o Olympus e vagou pela Terra disfarçada como uma velha
mulher. Ela finalmente se estabeleceu em seu templo em Elêusis. Ela amaldiçoou a Terra para não ser fértil. Zeus enviou-lhe uma mensagem a respeito do porque que ela tinha feito isso. Ela respondeu declarando a Zeus que não haveria fertilidade da vegetação na Terra até que sua filha, Kore, fosse devolvida para ela.
Zeus enviou Hermes para o submundo ao encontro da menina. Hades, não querendo
desistir de sua esposa permanentemente, seduzido Perséfone a comer sementes de romã
antes que ela voltasse para sua mãe. Ao tomar conhecimento deste truque, Deméter
novamente se desesperou, até que Zeus declarou que Perséfone-Kore viveria com
seu marido durante metade do ano, e voltaria a viver com sua mãe
durante a outra metade. Em gratidão, Deméter tirou a maldição sobre a Terra,
criando Primavera no momento de sua grande alegria de retorno de sua filha;
e queda em seu momento de grande tristeza quando a filha voltasse ao Submundo para viver com o marido, Hades.
Mabon é considerado um tempo de mistérios e marca o final do segundo dos três festivais da colheita pagan, quando a maioria das plantações são colhidas. É considerado um momento de equilíbrio, um momento de celebração da segunda colheita. É um momento para homenagear as Deidades anciãs e do mundo espiritual. A ação-chave do princípio de Mabon é dar graças.
Atividades pagãs podem incluir a produção do vinho. A prática tradicional é caminhar em lugares selvagens e florestas, colher sementes e vagens, plantas secas. Alguns destes podem ser usados para decorar a casa ou altar, os outros, guardados para magia herbal no futuro. É considerado tabu passar nos cemitérios e não honrar os mortos.
O Equinócio de Outono é uma época maravilhosa para parar e relaxar e ser feliz. Nesta época do ano, devemos parar e analisar cada um de nós, o que temos trazido durante a temporada. Para nós, como nossos ancestrais, este torna-se um tempo de dar graças pelo sucesso e trabalhar nos:
Feitiços de trabalho, de riqueza, proteção e prosperidade, segurança e feitiços para
trazer um sentimento de auto-confiança são apropriados para Mabon. Uma vez que este é
um tempo para o equilíbrio - você pode incluir feitiços que irá pôr em equilíbrio
e harmonia das energias, quer em um quarto, casa, ou situação.
Honra as frutas como prova do amor a Deusa e ao Deus.
Folhas podem ser mergulhadas em parafina, para ser usadas para decoração. Rapidamente mergulhe as folhas em parafina derretida, e coloque-as em papel cera. Quando as folhas estiverem secas, você pode colocá-las em uma jarra grande decorativa com um sigilo de proteção, esculpido levemente sobre algumas ou todas as folhas.
Cores apropriadas para este Sabbat são vermelho, dourado, laranja escuro, marrom, castanho-avermelhado e violeta. Cores de velas podem ser laranja, vermelho escuro, amarelo, anil, ou marrom. Toalhas de altar também pode ser feita de material com desenhos de folhas caindo.
Pedras para usar durante Mabon são topázio ametista, cornalina, lápis-lazúli, safira, ágata amarela e pedras de rio.
Animais associados com Equinócio de Outono são os cães, lobos e aves de rapina. Criaturas míticas incluem gnomos, minotauros, esfinge.
Plantas associadas com Mabon são trepadeiras, hera, avelã, cedro, lúpulo e o tabaco.
Ervas tradicionais do Sabbat de Mabon incluem bolotas, benjoim, mal-me-quer, madressilva, mirra, folhas de carvalho, maracujá, pinho, rosas, sálvia, o selo de Salomão, e cardos.
Incenso para o ritual de Mabon podem incluir qualquer um ou todos os seguintes: aloés
madeira, jasmim, canela, almíscar, cravo, benjoim, mirra e sálvia
As comidas de Mabon consistem naquelas que foram colhidas, como os grãos, e onde predominam as frutas e vegetais, especialmente o milho.
Pão de milho e cidra são pratos tradicionais, como são os feijões e abóbora cozida. Outros alimentos, incluem vinho, uvas, pães, romãs, raízes (cenouras, cebolas, batatas, etc), nozes
e maçãs.
Que o Senhor e Senhora abençoe a todos vocês com muita prosperidade, e uma abundante Segunda Colheita!
Assinar:
Postagens (Atom)