terça-feira, 1 de março de 2011

Ostara



Ostara é um momento de equilíbrio. É um momento em que a luz e a escuridão estão equilibradas. Em Mabon, temos este mesmo equilíbrio, mas a luz está nos deixando. Hoje, seis meses depois, ela está retornando. A primavera chegou e com ela vem a esperança e o calor. As sementes começam a brotar. Nos campos úmidos, os animais estão se preparando para dar à luz. Na floresta, sob um dossel de folhas recém-germinadas, os animais selvagens saem de suas tocas. A Primavera está aqui.



Para o ritual de Ostara, você pode enfeitar seu altar com símbolos da época. Pense em todas as cores que você vê na natureza nesta época do ano - narcisos brilhantes, açafrão, tulipas, brotos verdes - e incorporá-los em seu altar. Este é também um tempo de fertilidade - o ovo é a representação perfeita desse aspecto da temporada. Símbolos de animais jovens, como cordeiros, pintos e os bezerros são também adornos para um altar de Ostara.

Além disso, você vai precisar do seguinte:

Três velas - uma amarelo, uma verde e uma roxa
Uma tigela de leite
Uma tigela pequena de mel ou açúcar
Realize esse ritual fora de casa, se possível, no início da manhã, quando o sol nascer. É primavera, por isso pode ser um pouco frio, mas é um bom momento para se reconectar com a terra. Se a sua tradição normalmente requer que você lance um círculo, faça isso agora.



Comece se concentrando no ar e ao seu redor. Inspire profundamente e veja se você consegue sentir o cheiro da mudança das estações. Dependendo de onde você mora, o ar pode ter um aroma de terra, ou uma chuva, ou mesmo cheiro de grama verde. Sinta a mudança na energia como a roda do ano girou. Acenda a vela verde, para simbolizar a terra florescendo. Diga:

"A roda do ano gira mais uma vez,
E o equinócio da primavera chegou.
Luz e escuridão são iguais,
E o solo começa a mudar.
A terra desperta de seu sono,
E uma nova vida brota mais uma vez."

Em seguida, acenda a vela amarela, representando o sol. Ao fazer isso, diga:

"O sol está cada vez mais perto de nós,
Saudação a terra com seus raios acolhedores.
Luz e escuridão são iguais,
E o céu se enche de luz e calor.
O sol aquece a terra sob nossos pés,
E dá vida a tudo em seu caminho."

Finalmente acenda a vela roxa. Esta representa o Divino em nossas vidas - você pode invocar um deus ou uma deusa, se você se identificar com alguma específica, chame pelo seu nome ou simplesmente chame por uma força universal, esta é a vela que representa todas as coisas que não sabemos, todos aquelas coisas que nós não podemos compreender, mas que são o sagrado em nossas vidas diárias. Como você acender esta vela, concentre-se no Divino ao redor e dentro de você. Diga:

"A Primavera chegou! Por isso, somos gratos!
O Divino está presente por toda parte,
No outono frio de uma tempestade de chuva,
Nos pequenos brotos de uma flor,
Em baixo de um filhote recém-nascido,
Nos campos férteis à espera de serem plantadas,
No céu acima de nós,
E na terra abaixo de nós.
* Agradecemos ao universo por tudo o que tem para nos oferecer,
Bem-vindo, a vida! Bem-vindo, a Primavera



Reserve este momento e medite sobre as três chamas e o que elas simbolizam. Medite com a terra, o sol, e o Divino. Como você se encaixa nessas coisas? Como você encontra o equilíbrio entre claro e o escuro em sua própria vida?

Finalmente, misture o leite e o mel, misturando delicadamente. Despeje-o no chão em torno de seu altar como uma oferenda para a Terra **. Ao fazer isso, Diga:

"Faço esta oferta a terra,
Como agradecimento pelas muitas bênçãos que tenho recebido,
E aquelas que ainda receberei."

Depois de ter feito sua oferta, fique por um minuto de frente para o altar. Sinta a terra fria debaixo dos seus pés, e o sol em seu rosto. Leve todas as sensações desse momento, e saiba que você está em um lugar perfeito, de equilíbrio entre o claro e o escuro, do inverno e verão, calor e frio - um tempo de polaridade e harmonia.

Quando estiver pronto, termine o ritual e abra o círculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário